segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ATIVIDADE 1


Quem sou como professor e aprendiz?

“ A leitura de mundo precede a leitura da palavra...” (Paulo Freire)

Ao terminarmos o curso de Formação de Professores, saímos com um enorme desejo de compartilhar conhecimentos, achando que todo conhecimento apreendido durante o processo de formação seja o suficiente para darmos conta de toda a complexidade de educar.

No entanto, nos deparamos com outra realidade escolar bem diferente da imaginada anteriormente, n questões que o aluno aprendiz traz, em suas variadas dimensões, para as salas de aula, que não pensávamos que existiam.

Sempre fui uma professora pesquisadora, que gosta muito de ler e buscar coisas novas e foi essa característica que facilitou o ato de despertar a curiosidade nos meus alunos, principalmente através da leitura que é o que eu mais gosto de fazer, transmitindo esse desejo para eles. Sei que nos dias corridos de uma sala de aula, com tantos conteúdos para darmos conta, nem sempre esse papel do despertar curiosidades tem sido focado, mas tento o máximo para não perder esse desejo do despertar nos planejamentos desenvolvidos semanalmente. Pois, bem sabemos que é através do lúdico que o aprendizado fica mais facilmente registrado em memória, apesar da escola, de modo geral, ignorar a ludicidade como ato de aprendizagem.

Ao planejar as aulas, busco colocar nesse contexto diversos portadores que trabalhem e/ou desperte o interesse cultural, bem como: literaturas clássicas, rodas de artes, músicas e suas letras, e agora vou incluir a informática, ( pois iremos receber os computadores em nossa Unidade Escolar), que não deixa de ser uma expressão cultural dos nossos tempos.

Sinto-me confortavelmente em dizer, que há uma flexibilidade enorme no meu planejamento, de acordo com a interatividade que ocorre no espaço de sala de aula, principalmente quando ao tempo de cada um aprender e a forma com que cada aluno aprende.

Os alunos com dificuldades comportamentais e/ou de aprendizagem são os nossos maiores desafios, mas os que nos movem em busca de mudanças na forma de ensinar e aprender e a buscar o compartilhar de saberes entre os nossos colegas de trabalho e até mesmo com esses alunos, que sempre nos tem uma gama de informações e saberes a nos oferecer.

A leitura de mundo e da teoria nos dão suportes profissionais quando somos ou buscamos ser professores pesquisadores ou melhor educadores preocupados com o aprendiz do seu tempo.


2 comentários:

  1. Bem interessante quando você relata de que forma planeja suas aulas, englobando todo caminho cultural e diversificado para a aprendizagem e ampliando os conhecimentos através da leitura que é essencial para a formação do indivíduo.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, a vontade de aprender sempre e fazer de nossos alunos apreciadores da leitura é o que fará deles um ser pensante e sobretudo alunos que saberão interagir com as diversidades que estarão sempre os desafiando para a realidade do mundo que cresce a passos largos e cabe a nós professores nos atualizarmos,para que os desafios q que são muitos possam ser infrentados com coragem.

    ResponderExcluir