sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Atividade 1.3 - A Identidade do Professor ...

Como se constitui a identidade do professor?


“É difícil dizer, se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade” NÓVOA (2001)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases – LDB de 1996, o professor é um profissional da educação, que deve ter plano de carreira, acesso à formação inicial e continuada e condições adequadas de trabalho.
Essas determinações de fato correspondem à identidade do pessoal docente, mas estão longe de ser uma realidade efetiva, neste momento.
A profissão docente é de grande complexidade, principalmente na atualidade, pois nos deparamos com questões do século, mediante as tecnologias e complexidades sociais, que nos levam a uma busca constante por aprender a aprender se quisermos superar os desafios que nos envolvem, em nossas salas de aula e porque não dizer em nossas escolas.
A Formação de Professor, ainda é muito deficiente enquanto formadora de cidadãos reflexivos e críticos, sendo esta uma questão não só da atualidade, mas uma questão histórica.
Segundo a Antropologia, a identidade tem simultaneamente uma dimensão individual e uma dimensão coletiva. No plano individual, nossa identidade corresponde ao que pensamos que somos às idéias e representações que desenvolvemos sobre nós mesmos. No plano coletivo, indica os papéis que desempenhamos em cada grupo social ao qual pertencemos: somos brasileiros ou não, homens ou mulheres, pais ou mães, filhos ou filhas, pertencemos a essas ou àquelas associações sociais ou profissionais etc. Os modos como vivemos nossos papéis nos diferentes grupos se influenciam mutuamente, de forma que nossa identidade se constitui pela interação das especificidades desses grupos aos quais pertencemos. Isso significa que ela possui variadas dimensões, que se articulam e mudam no tempo: na verdade, não temos uma identidade, mas sim identidades.
Penso que a Identidade do Professor se constitui através desse emaranhado de dimensões, ou papéis que exercemos no cotidiano escolar, mas principalmente na ação de formar cidadãos. Pensando nessa enorme tarefa e desafio, nossa busca deve partir do nosso papel como professor pesquisador/reflexivo e da busca pelo novo a romper os n desafios que permeiam essa caminhada.
Um professor reflexivo é capaz de romper os desafios do cotidiano escolar, pois é a partir dessa reflexão e busca por aprender a aprender que passamos a refletir sobre nossas práticas diárias em sala de aula.
É essa reflexão que gera mudanças, construir – desconstruir – construir, ou seja, ação- reflexão-ação.
Bem sabemos que as rotinas diárias das salas de aula e das escolas nos levam a perda desses momentos de pesquisa e reflexão, ou seja, muitas vezes é deixado em 2º plano pelas escolas, como se a formação continuada só dependesse do profissional, se esquecendo que momentos de troca de saberes levam ao enriquecimento dentro das nossas salas de aula, na busca pelo conhecimento e formação integral do cidadão.

Um comentário:

  1. SER PROFESSOR É REALMENTE UM DESAFIO, PORQUE MUITAS DAS VEZES PRECISAMOS NOS VIRAR E NOS TRANSFORMAR EM VÁRIOS PERSONAGENS, ONDE SOMOS MÃE, IRMÃ, PAI, PSICÓLOGO, E NÃO PODEMOS NUNCA NOS ESQUECER QUE SOMOS EDUCADORES.Por isso que precisamos nos ATUALIZAR , e onde a formação continuada e cursos outros que farão de nós professores seres observadores e reflexivos onde aproveitaremos oportuidades para que haja trocas também entre colegas de profissão e sermos educadores que farão brotar seres pensantes e verdadeiros cidadãos que pensem e reflitam sobre os assuntos que se tornam pertinentes em nossa sociedade, e somente nós professores somos capazes de transformar esse seres que nos são confiados em verdadeiros cidadãos.

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